Edições 3|3

Somos um projecto no seu âmago dedicado a edições, a publicar, a fazer livros. No encontro de técnicas manuais e práticas artesanais, cruzando o digital, associado ao fazer artístico e personalizado de um livro, cada publicação é um diálogo a três - o editor, o autor e o público, resultando em edições limitadas, numeradas e assinadas.

Colecção Desdobráveis

A colecção Desdobráveis são edições em que a ilustração se compõe de diversas formas, mediante o modo como se dobra e desdobra a mesma, assumindo um formato final de livro através de uma encadernação manual, cuidada e ajustada à composição dos conteúdos e ao que dela se propõe fazer sobressair, tem por atenção os modos de pensar, ilustrar, desenhar e em suma criar do autor, da mesma maneira que atende aos modos de ver e de usar de quem quiser adquirir um livro desdobrável.

Edições disponíveis:

A partir da simples formulação ‘o que sabe o desenho sobre o espaço’ e de mais de 1000 imagens que apoiaram a representação desenhada das costas dos altares de Tibães e de Refojos (o que tende a não ser, 2019) chegamos a “um intrincado e titubeante jogo de vincos, quebras e escolhas de desdobramento, somos guiados até uma compreensão global do referente.” Rui Neto (arquiteto, 2019).

Cadernos 3|3

Os cadernos 3|3 têm vários tamanhos e capas, sendo que existe neles o propósito de singularidade, não há um único igual! Escrever com caneta ou lápis sobre o papel, rabiscar ideias, ou mesmo criar, passa também por se dar a momentos de se desligar do mundo virtual, o que ajuda a organizar os pensamentos.Existem em 3 linhas gráficas e 3 tamanhos/formatos distintos. Para apontamentos, recados, desenhos, agenda, ou o que mais vos apetecer escrever e/ou desenhar.

 

Os cadernos zine collection são de folhas lisas, podem servir para apontamentos, desenhos, ou seja, muito giros para escrevinhar/desenhar ideias. As capas com um toque suave e aveludado são feitas a partir de folhas de teste de impressões em riso, não há uma única igual a outra!

Colecção Projectos ad Continuum

O propósito da colecção Projectos ad continuum – é materializar na edição de um zine conceitos, imagens e pensamentos, de autores/artistas ligados a um projecto artístico em criação ou até já finalizado, para assim constituir uma parte da sua existência. Um projecto é um acontecimento mesmo antes de acontecer e continua a ser um acontecimento mesmo depois de acontecer. Seja em jeito de reflexão, desenvolvimento, crítica, mudança, começo e/ou fim, esta colecção propõe a todos os autores e artistas que tenham projectos artísticos, individuais ou colectivos, e que deles tomem ou tenham tomado apontamentos, através de palavras, fotografias, desenhos, salpicos, rabiscos ou quais outras formas de expressão, que os mostrem e os apresentem no contexto de uma publicação.

Edições disponíveis:

 

Espaçonave é publicação do Nave- Núcleo de Artes Visuais Experimental, Grupo de pesquisa da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ceará – Brasil, que desde 2016 pesquisa, estuda e desenvolve processos e experimentações em artes visuais, investigando procedimentos e poéticas na criação artística contemporânea.

Espaçonave é resultado de um ano de pesquisa visual que explora o conceito de “construção” coletiva da soma linguagens e percepções gráficas e visuais.

Colecção Diários Gráficos

Esta colecção nasce do convite feito a diferentes autores para exporem os seus diários gráficos, sejam eles mais intimistas ou sejam cadernos de notas para projectos em desenvolvimento. A partir desses primeiros diários já existentes selecionaram-se em conjunto com os autores algumas páginas, fragmentaram-se e compuseram-se com elas ideias soltas, esboços, representações e construções identitárias e pessoais com as quais estabelecemos relação, encontramo-nos, em textos, desenhos, marcas, apropriações, de registo reflexivo. A selecção feita procura criar um novo diário que traduza um corpo diverso e que ainda assim pertença ao mesmo, neles se traçam e inscrevem momentos, neles se revela que tudo está sempre em readaptação e redefinição, apropriando, contruindo e desconstruindo matérias e conceitos percepcionados a partir do existente e do que imaginamos.

Edições disponíveis:

 

A autora tem desenvolvido vários trabalhos em contexto diarístico usando técnicas como o desenho, a escrita, os recortes e colagens, a serigrafia, e uma panóplia de imagens que encontra e desencontra numa expressão singular de ritmos, de linhas, de cor e de manchas. A convite do atelier 3|3 apresentou em 2016 uma exposição com cerca de 32 dos seus diários gráficos, permitindo abrir e folhear pensamentos e ideias foi feita uma selecção de páginas desses diários que deu lugar a 33 zines intervencionados a lápis de cor pela autora em algumas das suas páginas.

 

 

A partir de uma expressão em tom autobiográfico a autora vai desmontando momentos do quotidiano e emoções em desenhos, ilustrações e colagens, como se fossem pequenas narrativas e curiosidades que se soltam do pensamento, sobretudo reflexões relativas ao tempo e à espera, mas também ao que se perde pelo caminho. Porque se tratam de memórias das memórias temos uma montagem com páginas a cores e outras a preto e branco, porque há memórias que parecem sonhos e memórias que gostávamos que fossem diferentes.

 

O que é a casa? Onde está? Está lá fora? Está dentro? Está em outra pessoa? É um lugar? É uma coisa? Sou eu? Este zine é baseado em vários diários gráficos de Tribambuka, onde ela explora o tema de muitos ângulos diferentes e representa um pequeno estágio de uma exploração ao longo da vida do conceito …

O que é casa para si é o desafio que nos lança para pensarmos, em diferentes perspectivas.

Posted in Edições 3|3.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *