Pés ao Caminho

O atelier 3|3 está em toda a parte, pés ao caminho e levamos connosco as oficinas que temos preparadas na mala para as realizar em diferentes espaços e lugares. Também convidamos formadores a colaborarem nas nossas actividades e com eles abrimos o leque de opções para irem experimentando outras abordagens e métodos relacionados com as áreas da edição e do fazer livros.

Oficinas de Fazer Livros

OFICINAS DE FAZER LIVROS

Propomos a criação de publicações de diversos formatos e modelos, dando a opção de ajustes personalizados, seguindo um processo de auto-edição.

Pensar o livro e a sua edição final, passando pela paginação, capa, e possíveis conteúdos, o que se pretende nestas oficinas é dar a conhecer e experimentar técnicas de produção gráfica de livros que sejam acessíveis, de preferência com aproveitamentos de materiais e com recurso a ferramentas de fácil manuseamento.

Tipologias de oficinas de fazer livros:

Álbuns;
Cadernos;
Minilivros;
Desdobráveis.

Oficinas de Encadernação

OFICINAS DE ENCADERNAÇÃO

A encadernação artesanal é a arte de criar livros utilizando técnicas ancestrais. Durante a história, a humanidade registrou acontecimentos em suportes de pergaminho, papiro e papel, encadernando esses materiais em livros hoje considerados relíquias. Como a bela arte que é, a encadernação continua viva até hoje. Artesãos e encadernadores continuam experimentando com materiais diferentes e misturando técnicas para criar verdadeiras obras de arte.

Tecnicamente, chama-se blocagem o processo de juntar folhas soltas, seja por serrotagem (isto é, mediante a execução de um sulco transversal, com serrote apropriado, no dorso do livro, para receber as cordas da costura), por perfuração ou por simples colagem.

Tipologias de oficinas de encadernação:

Costura Simples;
Costura Japonesa;
Costura Copta;
Piano Hinge;
Concertina.

Oficinas de Colagem

OFICINAS DE COLAGEM

A colagem é um tipo de arte criada a partir do uso de materiais diversos sobrepostos ou colocados lado a lado formando uma nova imagem.

O objectivo é ampliar as possibilidades gráficas para a produção de figuras através de recortes, uso de linguagens e técnicas de colagem com suporte de outras referências e exercícios decomposição,  procurando explorar o humor, a singularidade e a reinvenção das formas, das representações e dos conceitos, através da criatividade e da auto-expressão.

Tipologias de oficinas de colagem:

Colagem por camadas;
Colagem de recortes;
Colagem mosaico;
Colagem por transferência;
Colagem mixmedia.

Oficinas de Técnicas de Impressão

OFICINAS DE TÉCNICAS DE IMPRESSÃO

Imprimir é fixar uma imagem sobre uma superfície por meio de pressão com a mão, rolo de espuma, borracha ou prensa.

As técnicas de impressão vão das mais simples, como marcar o passo na areia, às variadas técnicas de gravação de matrizes. Algumas técnicas de impressão exigem mais tempo porque são feitas por fases que vão desde a gravação da matriz à entintagem e impressão.

 

Tipologias de oficinas técnicas de impressão:

Gravura em relevo;
Gravura em côncavo;
Cologravura;
Serigrafia;
Monotipia;
Risografia.

 

Oficinas de Carimbagem

OFICINAS DE CARIMBAGEM

Da concepção à criação de carimbos com diferentes materiais, pensados para serem aplicados em diversos suportes, experimentando assim o carimbar. O carimbo é uma técnica fácil e divertida para se reproduzir uma imagem obtida diretamente da própria natureza ou através de um desenho. Apesar de possibilitar a reprodução ‘ilimitada’ da imagem, os carimbos manufaturados carregam consigo traços, movimentos e expressões únicas.

Nestas oficinas, os participantes vão construir os seus próprios carimbos para depois realizarem uma composição com todos os carimbos disponíveis.

Tipologias de oficinas de carimbagem:

Carimbos naturais (com vegetais);
Carimbos invertidos (abordaremos a técnica da frotagem);
Carimbos de  EVA;
Carimbos com borracha escolar (gravura em relevo);
Carimbos com linóleo (gravura em relevo);

Aplicações em papéis; Aplicações em tecido;
Confecção de fanzines individuais e um coletivo.

Posted in Uncategorized.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *