Eventos Novidades

The Zine Collection, exposição das edições do atelier 3|3 e da Mundo Fantasma

 

The Zine Collection © José Rui Fernandes (Mundo Fantasma)

A Mundo Fantasma e o atelier 3|3, ambos interessados pela ilustração, banda desenhada, fotografia, desenho/design, colagem, entre tantas outras áreas ligadas à edição alternativa, apresentam nesta exposição The Zine Collection, um conjunto de livros editados, ora pela Mundo Fantasma, ora pelo atelier 33, e alguns co-editados por ambos, personalizados, assinados e numerados pelos artistas com quem trabalham. Para além disso a exposição apresenta também algumas páginas de testes feitos em risografia, uma das técnicas que tem sido explorada para vários dos livros que se encontram expostos. Um método de impressão cada vez mais procurado e que permite explorar resultados com um aspecto artesanal ou com detalhes inesperados. Como a riso só imprime uma cor de cada vez, o registo entre cada camada pode levar a desacertos bem interessantes. A impressão também pode apresentar pequenas imperfeições ou inconsistências, potenciando texturas e sobreposições, que muitas vezes reforçam a tónica criativa e artística do próprio trabalho dos autores. Todos esses aspectos que fogem ao nosso controle e podem variar a cada impressão acabam por conferir um carácter único a cada livro.

The Zine Collection © José Rui Fernandes (Mundo Fantasma)

Juntaram-se vontades, entusiasmos e o reconhecimento dado às publicações independentes. Interligaram-se saberes, competências próprias e comuns que permitem uma alternativa aos processos de fazer, publicar e comercializar. E aqui têm, fantásticos livros prontos a adquirir, oferecer e/ou colecionar em edições limitadas.

The Zine Collection © José Rui Fernandes (Mundo Fantasma)

Em conjunto têm publicado edições, impressas em risografia, com encadernações manuais customizadas, procurando apoiar projectos de artistas que integrem conceitos desafiantes de parte a parte. Assim, a colaboração entre o atelier 3|3 e a Mundo Fantasma, tem vindo a ressaltar o valor maior de improváveis edições tornando-as uma mais valia partilhada entre editor, autor e público. Têm também em co-edição com a Quarto de Jade, uma brochura de 36 páginas, com ilustrações de Diniz Conefrey e texto com a colaboração de Maria João Worm. Dos Minizines à colecção A Nuvem, bem como a colecção Encyclopaedia, foram já vários os autores com quem trabalharam, como Tânia Cardoso e Joana Varanda, Pedro Sim, Rafaela Rodrigues e Paulo Mendes, , Marcellus Hall e Tribambuka.

                  texto de Madame Zine, 2020 (atelier 3|3)

The Zine Collection © José Rui Fernandes (Mundo Fantasma)

 

 

 

 

A exposição, organizada pela Madame Zine (atelier 3|3) pode ser visitada a partir do dia 27 de Fevereiro de 2020.

Na livraria online, podem encontrar algumas das edições Mundo Fantasma e atelier 3|3.
As folhas de teste, risografia frente e verso em papéis diversos, estão à venda (15,00€ cada).

 

Apresentação da Antologia Ditirambos

Apresentação da Antologia Ditirambos no sábado (8 de fevereiro) às 16h na livrariamundofantasma. Contamos com a presença dos autores Planeta Satélite, Nuno Cancelinha, Francisco Ferreira, Diogo Carvalho, em destaque Raquel Costa e Sofia Neto da Senhora Exposição, curadoria atelier 3|3.

 

Um ditirambo é um canto coral exortativo que nos chega da antiguidade clássica grega. Nele, uma multitude de vozes se une, em homenagem ritualística ao deus Dionísio. Seguramente com menos libações, mas com o mesmo fervor, nasce aqui uma nova antologia de banda desenhada portuguesa. O primeiro número explora o conceito de “Êxtase”, e conta com as contribuições de BD da autoria de Ricardo Baptista, Nuno Filipe Cancelinha, Diogo Carvalho, Raquel Costa, Francisco Ferreira e Sofia Neto. As distintas técnicas e vozes narrativas obedecem, para além do leitmotiv, a um único requisito: 4 páginas. Se quiserem um exemplar assinado pelos autores, esta é uma boa oportunidade.

 

A apresentação está integrada na "Senhora Exposição", que exibe trabalhos de mulheres na área da banda desenhada e ilustração, curada pelo Atelier 3/3 e na qual participam as artistas Raquel Costa e Sofia Neto.

Temos alguns exemplares para venda com desenhos e autógrafos de todos os autores (10,00€) Livraria Mundo Fantasma/atelier 3|3!

 

 

Visita guiada e lançamento da publicação “o que tende a não ser”, de Rui Neto (edições 3|3)

No sábado, 28 de setembro pelas 17h,  exposição, visita guiada e lançamento da publicação

"o que tende a não ser"
de Rui Neto, Edições 3|3

 

 

 

 

 

 

 

 

Rui Neto nasceu na Figueira da Foz em 1977. Licenciado em Arquitetura, Mestre em Desenho pela Faculdade de Belas Artes do Porto e atual Doutorando na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, onde é Investigador no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo no grupo Arquitectura: Teoria, Projecto, História (ATPH-FAUP). Assistente da Universidade ETH de Zurique entre 2007 e 2009, Assistente Convidado da Faculdade de Arquitetura do Minho desde 2009 e da Faculdade de Belas Artes do Porto desde 2014.
Desde 2009 tem participado em várias exposições, das quais se destacam, as individuais: 'Au front', Saison Portugaise à Arras, França 2011; 'Para além da parede', Espaço Campanhã (Curadoria de Miguel Pinho) , Porto 2012; ‘Interstícios Urbanos’, 1ºAVENIDA, Edifício AXA (Curadoria de José Maia), Porto 2013; 'Entrelinhas', Estúdio UM, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Minho, Guimarães 2013;'Entre Actos', Circo de Ideias, Porto, 2016; ‘Cerca’, Fundação Júlio Resende - Lugar do Desenho, Porto 2016; ‘Linha de Chão’, CAPC (Curadoria de Delfim Sardo), Coimbra 2019; e as coletivas: 'Um encontro inesperado com o diverso', Espaço Mira, Porto 2012, 'A força do real que há-de vir', Bienal da Maia, Lugares de Viagem - Momento III, Maia, 2015; Macau Project, Macau,2019;

:::

Curadoria: José Maia e João Terras
no Espaço MIRA

:::

Exposição patente até 4 de outubro 2019.
ENTRADA LIVRE!

Lançamento Cardos Maduros, na Feira da Alegria

 

No dia 15 de julho tivemos a primeira aparição do Cardos Maduro, de Diniz Conefrey e Maria João Worm, editado pela Quarto de Jade, atelier 3|3 e Mundo Fantasma. A Feira da Alegria — mercado de edição, transumância gráfica e escatologia comercial — apresenta uma nova edição nos Jardins das Belas Artes do Porto. O atelier 3|3 lá esteve de novo este ano de 2019, dias 15 e 16 julho, entre as 14h e as 19h30.

Lançamento O Último Golpe, no Gato Vadio

 

Lançamento do livro de poesia O Último Golpe, de Nunes Zarel.lecci, uma co-edição atelier 3|3 e D.Flagra dia 17 de março 2019, na livraria Gato Vadio, com sessão de leitura pelo autor e aberta a quem queira participar.

Posted in Uncategorized.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *