The Zine Collection, exposição das edições do atelier 3|3 e da Mundo Fantasma

 

The Zine Collection - fotografias © Mundo Fantasma

A Mundo Fantasma e o atelier 3|3, ambos interessados pela ilustração, banda desenhada, fotografia, desenho/design, colagem, entre tantas outras áreas ligadas à edição alternativa, apresentam nesta exposição The Zine Collection, um conjunto de livros editados, ora pela Mundo Fantasma, ora pelo atelier 33, e alguns co-editados por ambos, personalizados, assinados e numerados pelos artistas com quem trabalham. Para além disso a exposição apresenta também algumas páginas de testes feitos em risografia, uma das técnicas que tem sido explorada para vários dos livros que se encontram expostos. Um método de impressão cada vez mais procurado e que permite explorar resultados com um aspecto artesanal ou com detalhes inesperados. Como a riso só imprime uma cor de cada vez, o registo entre cada camada pode levar a desacertos bem interessantes. A impressão também pode apresentar pequenas imperfeições ou inconsistências, potenciando texturas e sobreposições, que muitas vezes reforçam a tónica criativa e artística do próprio trabalho dos autores. Todos esses aspectos que fogem ao nosso controle e podem variar a cada impressão acabam por conferir um carácter único a cada livro.

The Zine Collection - fotografias © Mundo Fantasma

Juntaram-se vontades, entusiasmos e o reconhecimento dado às publicações independentes. Interligaram-se saberes, competências próprias e comuns que permitem uma alternativa aos processos de fazer, publicar e comercializar. E aqui têm, fantásticos livros prontos a adquirir, oferecer e/ou colecionar em edições limitadas.

The Zine Collection - fotografias © Mundo Fantasma

Em conjunto têm publicado edições, impressas em risografia, com encadernações manuais customizadas, procurando apoiar projectos de artistas que integrem conceitos desafiantes de parte a parte. Assim, a colaboração entre o atelier 3|3 e a Mundo Fantasma, tem vindo a ressaltar o valor maior de improváveis edições tornando-as uma mais valia partilhada entre editor, autor e público. Têm também em co-edição com a Quarto de Jade, uma brochura de 36 páginas, com ilustrações de Diniz Conefrey e texto com a colaboração de Maria João Worm. Dos Minizines à colecção A Nuvem, bem como a colecção Encyclopaedia, foram já vários os autores com quem trabalharam, como Tânia Cardoso e Joana Varanda, Pedro Sim, Rafaela Rodrigues e Paulo Mendes, , Marcellus Hall e Tribambuka.

                  texto © Madame Zine, 2020 (atelier 3|3)

The Zine Collection - fotografias © Mundo Fantasma

 

 

 

 

A exposição, organizada pela Madame Zine (atelier 3|3) pode ser visitada a partir do dia 27 de Fevereiro de 2020.

Na livraria online, podem encontrar algumas das edições Mundo Fantasma e atelier 3|3.
As folhas de teste, risografia frente e verso em papéis diversos, estão à venda (15,00€ cada).

 

Posted in Co-edições, Edições 3|3, Eventos 3|3 Agenda Aqui and tagged , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *