Colecção Encyclopaedia

O inventário do conhecimento e seu reconhecimento como uma perspectiva aceite da realidade, enfatiza a enciclopédia como uma prótese mnésica, uma memória artificial. Como o arquivo, a biblioteca e a Summa, ela recolhe, conserva e mantém disponível o património cultural acumulado, permitindo assim libertar a memória natural para aquilo que verdadeiramente nela importa guardar.  A coleção de zines "Encyclopaedia", editada pelo atelier 3 | 3 e Mundo Fantasma, expressa a vontade de publicar o que podem ser visões pessoais e subjetivas do mundo, eventos e conhecimentos, assumindo a consciência de sua natureza incompleta e seletiva, na forma de uma produção inacabada, ilustrações e textos que se referem ao mundo das coisas, mas também das ideias e, acima de tudo, de um universo maior onde coisas e ideias se misturam no movimento voraz da história e do pensamento.

Edições disponíveis:

 

Fadas, Demónios e Piskies aos molhos! São estas algumas das criaturas místicas recordadas no pequeno livro-guia Encyclopaedia Fantástica – Cornualha. Cada página é um desvelar em tons suaves de segredos deste pequeno condado do sudoeste do Reino Unido, é conhecer as suas tradições, descobrindo como o respeito pela natureza persistiu personificado através de lendas e superstições pagãs de outros tempos.

 

Mnemozine funciona como um enunciado revelador de uma transcrição livre de alguns mitos ligados ao erotismo na mitologia clássica grega. Em volta desta temática explorou-se visualmente um processo de criação de várias imagens reconhecíveis, posteriormente comentadas numa história, recorrendo a ironia, humor e contemporaneidade – referindo temas actuais – e assim complementando, com efeitos narrativos e gráficos, uma ligação às imagens, e destas às versões consultadas, de textos que descrevem os mitos.

Posted in Co-edições and tagged , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *