Assumimos uma perspectiva de colaboração e de inovação, que reuna sinergias de produção editorial, tendo em vista complementar saberes e vontades em publicar outros autores e/ou artistas, com reforço para a possibilidade de se usarem técnicas e linguagens criativas distintas expandindo o interesse pela sua aquisição.

Co-edições atelier 3|3 e Mundo Fantasma

Uma colaboração iniciada em 2017 e que tem vindo a ressaltar o valor maior de improváveis edições tornando-as uma mais valia partilhada entre editor, autor e público. Juntam-se vontades, entusiasmos e o reconhecimento dado às publicações independentes. Interligam-se saberes, competências próprias e comuns que permitem uma alternativa aos processos de fazer, publicar e comercializar edições limitadas, numeradas e assinadas. E aqui têm, fantásticos livros prontos a adquirir, oferecer e/ou colecionar.

Colecção A Nuvem

Uma publicação que é uma mistura de experiências, de reconstruções e de recriações, de apropriações do acaso, configuradas em 33 livros únicos. Cada impressão de cor nesta técnica implica vários acertos necessários, mesmo assumindo sempre uma certa margem de erro, a experimentação das gamas de cor, do papel mais adequado, da quantidade de tinta e das suas sobreposições em diferentes provas. Em todo este processo de depuração vai-se reutilizando o papel das várias outras impressões, assim nasce um espectro de densidades e construções de novas imagens que deram origem à colecção Nuvem.

Edições disponíveis:

 

Salvas da reciclagem e intencionalmente alteradas, estas folhas da cultura impopular espelham desejos, ideias e tendências culturais irreconhecíveis por qualquer um que as folheie. A cópia e re-mistura são práticas de apropriação de um aglomerado de imagens díspares, próprias de uma era de hiperligações, elas imperam na comunicação, aqui são também uma estratégia que desafia qualquer dúvida sobre a noção de originalidade (nenhuma) da arte e delimita o significado (contraditório) de não ser um artista.

 

Nesta segunda remessa de folhas da cultura impopular, as tendências culturais impopulares tornam-se ainda mais irreconhecíveis, a re-mistura mais escandalosa, o papel mais massacrado e extremamente sofrido. Esta apropriação incomum, leva ainda mais longe a ideia e a prática de não ter nenhum talento, sendo consumada a noção de não ser pop, nem ser arte. Entre as camadas de tinta, transparece apenas o  optimismo contagiante do autor desta edição.

Colecção Encyclopaedia

O inventário do conhecimento e seu reconhecimento como uma perspectiva aceite da realidade, enfatiza a enciclopédia como uma prótese mnésica, uma memória artificial. Como o arquivo, a biblioteca e a Summa, ela recolhe, conserva e mantém disponível o património cultural acumulado, permitindo assim libertar a memória natural para aquilo que verdadeiramente nela importa guardar.  A coleção de zines "Encyclopaedia", editada pelo atelier 3 | 3 e Mundo Fantasma, expressa a vontade de publicar o que podem ser visões pessoais e subjetivas do mundo, eventos e conhecimentos, assumindo a consciência de sua natureza incompleta e seletiva, na forma de uma produção inacabada, ilustrações e textos que se referem ao mundo das coisas, mas também das ideias e, acima de tudo, de um universo maior onde coisas e ideias se misturam no movimento voraz da história e do pensamento.

Edições disponíveis:

 

Fadas, Demónios e Piskies aos molhos! São estas algumas das criaturas místicas recordadas no pequeno livro-guia Encyclopaedia Fantástica – Cornualha. Cada página é um desvelar em tons suaves de segredos deste pequeno condado do sudoeste do Reino Unido, é conhecer as suas tradições, descobrindo como o respeito pela natureza persistiu personificado através de lendas e superstições pagãs de outros tempos.

 

Mnemozine funciona como um enunciado revelador de uma transcrição livre de alguns mitos ligados ao erotismo na mitologia clássica grega. Em volta desta temática explorou-se visualmente um processo de criação de várias imagens reconhecíveis, posteriormente comentadas numa história, recorrendo a ironia, humor e contemporaneidade – referindo temas actuais – e assim complementando, com efeitos narrativos e gráficos, uma ligação às imagens, e destas às versões consultadas, de textos que descrevem os mitos.

Colecção Minizines “tema: Cidades”

Esta colecção é a terceira co-edição do atelier 3|3 e Mundo Fantasma, surgiu a partir do lançamento de um concurso internacional, proposto por ambas as entidades, com o objectivo de editar uma colecção de fanzines em formato mini (7,5cm largura x 10cm altura) e impressos em Risografia.

O tema do primeiro conjunto de minizines que irão ser publicados ao longo de 2019 é “Cidades, reais ou imaginárias, narrativas ou ficções flash”. Ilustrar uma cidade é um exercício de compreender a composição urbana enquanto organismo vivo e também atender à nossa relação com o espaço e os seus múltiplos pontos de vista.  A partir daqui deixamos à liberdade dos autores e ilustradores o desafio de dar a ver a sua cidade.

Edições disponíveis:

 

 

Condo, ilustra a vida na grande cidade. Neste fanzine, podem espreitar o interior de 16 apartamentos e ver como são os lares das pessoas que lá vivem, ou talvez um reflexo…

 

A Batalha é a mais convivial e multicultural das praças Portuenses; Por ali se cruzam tripeiros, turistas, migrantes, sem-abrigo, vendedores. A sua arquitectura, tão misturada como as gentes, atravessa décadas. Cada recanto esconde um desenho à espera de ser feito… Podiam bem ter sido mais do que estes trinta!

 

Passado em Nova Iorque, tem uma mulher como protagonista central e o amor como tema. Todos os pensamentos dela enquadram o passado e o presente: compara o charme das roupas de outra época, mas não fica particularmente transtornada com o que é usado hoje. Mas pronto, amor precisa-se e há que o encontrar, seja onde for..

Co-edições atelier 3|3 e D.Flagra

Em 2019 surge a nossa primeira incursão pela poesia, numa CO-EDIÇÃO DO ATELIER 3|3 E DA D.FLAGRA, mas não vamos ainda ficar por aqui. As edições D.Flagra vão da Poesia ao Panfleto, Fanzines e Livros, Banca de Revistas e Deambulações, é todo um mundo que se desvenda pelas mãos de Nunes  Zarelleci - do andamento citadino aos roteiros de Festivais/Acampamentos e Feiras, são múltiplos os artifícios e genialidades no papel e no ciberespaço. Artesanato Underground, esquemas DIY, auto-edição e cultura alternativa ambulante.

 

Nunes Zarel·leci (pseudónimo) nasceu em Lourenço Marques em 1970. Desde 1975 que vive no Porto. Viajou pela Europa de mochila nos anos ’90. Pertenceu ao  Movmento Okupa. Entre 1999 e 2005 viveu em Barcelona. Foi Artista de Rua, Feirante e Temporário Agrícola. É autor e editor de fanzines desde 1989.

Artifícios e Genealidades no papel e no ciberespaço. Cultura alternativa ambulante. Do andamento citadino aos roteiros de festivais/Acampamentos e Feiras. Da Poesia ao Panfleto, todo um mundo que se desvenda.

Co-edições atelier 3|3, Mundo Fantasma e Quarto de Jade

CO-EDIÇÃO ATELIER 3|3, MUNDO FANTASMA E QUARTO DE JADE surgiram inspiradas por uma bela tarde com vista sobre o Jardim Gulbenkian, um dia bonito e quente por Lisboa, e entre os raios de sol surgiu uma vontade de fazer uma edição comum, que trouxesse outros encontros e sobretudo outras formas de ver e de fazer, e assim foi-se caminhando, pensando, amadurecendo a ideia. Acabou por surgiu uma proposta para se editar uma publicação onde o traço de quem está habituado a gravar linhas e manchas fez surgir personagens e uma narrativa em jeito de viagem, e esperamos vir a continuar.

 

Cardos maduros expõe uma reflexão sem tempo. Uma viagem dentro de viagens e momentos vividos entre a experiência pessoal e o universo literário de Juan Rulfo exposto nas imagens. Ecoando nessa multiplicidade, a constatação dos indícios sobrepostos nas vivências mais simples, que atravessam a narrativa, para se encontrarem numa elegia onde os afectos emergem entre a crueza de histórias perdidas.

Co-edições atelier 3|3 e InkPrint

Valorizamos especialmente as técnicas de impressão manual, e querendo dar um destaque à gravura o atelier 3|3 convidou a Susana Bravo, a Renata Carneiro e a Teresa Pedroso para editarem um livro, em CO-EDIÇÃO DO ATELIER 3|3 E DO INKPRINT Group do qual fazem parte, é aceite o desafio e surge a sua primeira co-edição em 2019. O Inkprint Group é um grupo de gravura fundado em 2012 por Miriam Rodrigues, Teresa Pedroso e Renata Carneiro. Tem como membros Cristina Camargo, Paula Soares, José Rosinhas, Susana Bravo, Maria Paz Amorim e colaborares Juan Sebastian Carneiro e Irene Ribeiro. Este grupo desenvolve várias técnicas de impressão e troca de experiências de cada um dos membros, colabora com outros artistas gravadores portugueses, estrangeiros e organiza exposições e workshops.

 

Um mini livro de artista em gravura onde se conta o sentido do imaginário de cada um nos percursos que se vão tomando, ora individualmente ora em colectivo, no fazer, no procurar, no caminhar, o infindável horizonte. Assim surgiu, da mão de cada artista, uma gravura colectiva, disposta numa encadernação-livro em acordeão.

Co-edições atelier 3|3 e Casa Azul

Por amor às técnicas de impressão inusitadas surgiu uma CO-EDIÇÃO ATELIER 3|3 E CASA AZUL. Colaboradores em algumas demandas que impliquem partilhar os seus saberes e experiências é no papel que se expressam melhor, através de oficinas criativas, exposições e muitas sinergias, com composições e linguagens gráficas complementares, resolveram agarrar mais uma oportunidade de colaboração, dando origem a  minizines desdobráveis impressos em risografia.

 

Um Olho no Peixe, Outro no Gato, de Gabriela Gomes, Gilson Fernandes, Luciene Jouan, Madame Zine, Paula Clímaco e Walter Almeida (ilustração) e Madame Zine (texto)

COMPRA

 

A partir de uma residência artística na Casa Azul de todos nós realizou-se uma oficina de gravura em tetrapack e surgiu este ser extraordinário, constituído por diversas partes de diferentes animais. Entretanto o atelier 3|3 tratou da edição e composição gráfica para se criar uma publicação, sendo o texto uma transcrição de vários provérbios e ditados populares onde se ressaltam animais e se associam os mesmos a comportamentos humanos. Assim se criou uma história bestial e incomum com fragmentos de humor à mistura.

Posted in Co-edições.

Leave a Reply

Your email address will not be published.