Mãos à Obra

Gostamos de meter mãos à obra e fazer livros trabalhando especificamente com diversas técnicas ou juntando-as para a concretização de um projecto maior. Assim podem escolher sessões parciais ou em conjunto com o projecto que vos propomos. Também aceitamos sugestões para projectos diferentes e individuais com os quais podemos colaborar enquanto editores para além de formadores.

Oficinas dos Eventos 3|3

Durante os eventos que concebemos, organizamos e produzimos implementamos algumas oficinas 3|3 cuja inscrição passa por nós. As técnicas, formadores e duração são variáveis bem como a especificidade dos materiais e requisitos associados às práticas a desenvolver, vai estando atento/atenta aos nossos eventos (em especial o ZineFestPt, MiniZineFestPt e aos papéis - edições ambulantes!) para descobrires em que oficina pretendes inscrever-te e aprender connosco.

A seu tempo vamos anunciando.

Oficinas de Férias

Podem nelas participar qualquer interessado a partir dos 6 anos aos 16 anos. Cada oficina ocorre durante uma semana, manhã ou tarde, num total de 5 sessões práticas de formação, Em cada uma das sessões serão trabalhadas várias experiências capazes de possibilitar a criação de livros, desde a conceção da ideia, ao formato e conteúdos, passando por diferentes técnicas de construção, composição e de impressão, até chegar à forma final. Sendo os conteúdos e a aprendizagem algo importante a diversão não será contudo menor, acreditamos que com entusiasmo se aprende muito melhor a fazer livros e a gostar ainda mais deles.

Oficinas disponíveis:

LIVROS DE VIAGENS

Nesta oficina propõe-se a construção de um diário de viagem, a sua criação irá desde a capa, preparação das folhas, corte e encadernação, até à experimentação de algumas técnicas que permitem ilustrar e compor o livro. Em cada sessão está pensada uma actividade que permita o desenvolvimento do livro em diferentes etapas, tal como se de uma viagem também se tratasse. Nesta formação irá fazer parte a construção de um mapa visual, que estará depois dobrado dentro do diário, e de uma mala de cartão que irá servir de resguardo/capa.

CADERNOS NO BOLSO

Os bolsos também servem para guardar livros, com formatos diversos, ajustados a tamanhos mini, são por isso verdadeiras preciosidades mesmo que passem quase despercebidos por serem tão pequenos. Assim as sessões estão pensadas para várias experiências de construção de cadernos implicando também a ilustração, os carimbos, as dobragens e uma série de possibilidades de escolha de tipologias de cadernos de bolso: para apontamentos, agenda, diário gráfico, guardar recados ou ainda como livro de histórias simples.

Oficinas de Sábado

Podem nelas participar qualquer interessado e sem limite de idade. Sempre aos sábados, de manhã ou de tarde. Em cada uma das oficinas serão trabalhadas várias técnicas capazes de dar a conhecer alguns meios para a criação de livros, desde a concepção da ideia, ao formato e conteúdos, passando por diferentes técnicas de construção, composição e de impressão, até chegar à forma final. Tratam-se de oficinas com uma vertente experimental, capazes de estimular o gosto pelo fazer livros, que posteriormente poderão vir a desenvolver em outras sessões ou mesmo em casa de forma mais pessoal.

Oficinas disponíveis:

PALAVRAS VIAGEIRAS  ACORDAR A IMAGINAÇÃO! 

A partir de alguns livros inspiradores, um dos quais que serviu de inspiração ao título desta oficina, “Palavras Viageiras”, com palavras (João Pedro Mésseder) e de ilustrações (Paul Hardman), vamos começar por criar a história, pequenas frases, personagens, lugares, planeando uma viagem e construindo um guião visual.

OUTROS PERCURSOS?

Numa visita especial a uma oficina de impressão gráfica será preparado e realizado um mapa em serigrafia.

Reserva-se uma surpresa!

MATRIZES E DIREÇÕES

Uma matriz é onde algo nasce e se gera, pode ser uma gravação original, a base a partir da qual algo se vai repetir e construir. Vamos experimentar carimbos e com eles compor desenhos no nosso livro de viagens. E que tal criares também o teu próprio carimbo?

PAPÉIS E LINHAS

Escolhemos vários e diferentes tipos de papéis, dobramos, prensamos e montamos o caderno pensando na encadernação que queremos experimentar. Cozemos os cadernos com linhas de cores diversas e com costuras simples que ficarão à vista.

CORTAR, COMPOR, COLAR

Nesta oficina vamos fazer recortes e colagens para compor pequenas narrativas com uma boa dose de humor, através de jogos visuais e textuais teremos no final um zine dando vida a papéis usados, revistas, jornais, fyers e outros aproveitamentos.

Posted in Uncategorized.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *